Na manhã desta segunda-feira (2), uma falha em uma estação da Enel interrompeu o fornecimento de energia elétrica para moradores de cinco bairros da zona leste de São Paulo.
Foram impactados os bairros Cidade Tiradentes, Lageado, Guaianazes, Vila Princesa Isabel e Vila Paulista.
Segundo a Enel, o desligamento foi provocado por uma rabiola de pipa que atingiu a rede elétrica. O serviço já foi restabelecido para todos os consumidores, diz a companhia.
Da mesma forma, em outra ocorrência de falha, diversos bairros de São Paulo e de Guarulhos, na região metropolitana, tiveram interrupção de energia elétrica na noite do último sábado (31). Houve registros de falta de luz em vários pontos da região central. A Avenida Paulista e ruas paralelas, como a Alameda Santos, ficaram completamente sem luz por cerca de uma hora e meia. Por volta das 19h a energia elétrica foi restabelecida na Avenida Paulista e também na Liberdade, Tatuapé, Cangaíba, Belém e Penha.
O problema ocorreu após o desligamento dos equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobrás, segundo análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que coordena e controla a operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica nos sistemas interligados brasileiros.
“Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da EDP-SP e da Enel-SP, atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale”, diz o ONS.
Tanto o ONS quanto a Eletrobrás investigam as causas da falha. A interrupção de carga afetou 18 bairros das regiões leste, norte e central da capital paulista e seis bairros da região central de Guarulhos. No total, 942 mil clientes ficaram no escuro. O apagão teve início às 17h31 e durou quase 2h30.
A Eletrobras afirmou que a subestação Guarulhos foi inteiramente religada na noite de sábado e que opera normalmente, tendo sido restabelecido o fornecimento ao sistema interligado nacional.