“Trata-se de mais um capítulo na escalada de gerar conflitos e impasses”, disse o ex-governador, sobre a recusa do mandatário em comparecer ao depoimento em inquérito da PF
O ex-governador Ciro Gomes, presidenciável do PDT, afirmou ne sexta-feira (28), que a recusa de Jair Bolsonaro em comparecer em depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF), é mais uma de suas provocações às instituições.
“Trata-se de mais um capítulo na escalada de gerar conflitos e impasses que tumultuem – ou tentem inviabilizar – o curso normal das eleições, já que ele se sente antecipadamente derrotado”, disse o pedetista em suas redes sociais.
“Congresso Nacional, Forças Armadas, sociedade civil e comunidade internacional devem se colocar em grau permanente de alerta”, advertiu Ciro Gomes. “Mesmo que este episódio seja superado, outros surgirão, pois é isto que Bolsonaro tem feito, com pausas meramente táticas, desde o ano passado”, acrescentou o ex-ministro da Fazenda.
Ele destacou que “um presidente que comete crimes – inclusive de responsabilidade – em sequência, sem punição, se sentirá cada vez mais poderoso, mesmo que esta sensação se baseie em mero delírio psicótico de poder”.
Bolsonaro não compareceu a um depoimento, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, na investigação da PF sobre a divulgação ilegal, feita por Bolsonaro, em uma entrevista à Jovem Pan no ano passado, de um inquérito sobre a invasão hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que corria em segredo de Justiça. O objetivo de Bolsonaro era criar um clima de desconfiança na lisura do processo eleitoral.
O ministro Alexandre de Moraes havia negado recurso apresentado pela Advocacia Geral da União e manteve a data limite para que Bolsonaro preste depoimento à PF. Em decisão na quinta-feira 27, o magistrado havia mandado Bolsonaro depor nesta sexta. Ele não compareceu ao depoimento. A Polícia Federal considera que o presidente cometeu crime ao divulgar o inquérito sigiloso.
As avaliações de Ciro Gomes são sensatas e sempre empurrou o cérebro dos Brasileiros para uma Análise mais madura . O exemplo disto é que nos recusamos a jogar luz nas administrações e visão de Lula . As idéias Sociais de Lula são importantes sim mas tem-se que modernizar e também falta atualizações em seus pensamentos . Ciro Gomes foi chutado da “dobradinha” com Haddad e vejam que até o ex Ministro da Ditadura , DELFIM NETO, participou de reuniões com Lula e Haddad pra chutar o trazeiro de Ciro Gomes mas o “Grande Negociador”, o Profissional em retirar o dele da reta” , primeiro chutou Cirão e depois jogou pra Platéia Cega e saiu dizendo que a culpa foi de Ciro que foi viajar no Segundo Turno ; Senhores Lula é safado desde sempre e todos o sabem . Ciro tem idéias atuais e competencia administrativas e por isto deve ser respeitado.