A partir desta quinta-feira (7), começa a quarentena total nos dez municípios mais afetados pela Covid-19, no Pará. São eles: Belém, a capital, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel do Pará, Castanhal, Santo Antônio do Tauá, Vigia de Nazaré e Breves.
A iniciativa ocorre após decreto do governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), e irá até o dia 17, a princípio.
Nos primeiros três dias haverá “medidas educativas” e a partir do domingo, 10, as autoridades poderão aplicar multas a quem desrespeitar o bloqueio, que vão de R$ 150 para cidadãos R$ 50 mil para o comércio.
“Chegou o momento drástico de nós agirmos para salvar a vida da nossa gente”, explicou o governador ao comunicar o “lockdown”.
Os cidadãos estarão proibidos sair de casa se não estiverem usando máscaras de proteção, e as saídas só serão permitidas para atividades essenciais, como compra de alimentos, remédios e para aqueles que exercem atividades essenciais.
O critério para escolher as cidades que sofrerão a quarentena total foi selecionar aquelas com no mínimo 75 casos de Covid-19 a cada 100 mil habitantes. Segundo as últimas atualizações, o estado está com 97,4% de ocupação de leitos de UTI. O Pará é o sétimo estado com mais registros da doença. São 5.524 casos confirmados e 410 mortes.