A ex-senadora Marina Silva, candidata da Rede Sustentabilidade à presidência da República, concordou com a decisão da Justiça que negou pedido do PT para que Lula participasse do debate entre os presidenciáveis promovido pela Band. Ela também defendeu o veto à participação de Fernando Haddad, oficializado como vice na chapa petista.
Marina considerou que permitir a presença do ex-prefeito de São Paulo entre os debatedores seria questão de “dois pesos e duas medidas”.
“Nós temos um candidato que está impedido por determinações legais, temos um vice, e pelas regras quem vai participar [dos debates], nesse momento, são os candidatos titulares. Vai ter o momento das sabatinas com os vices. Senão você cria uma situação de dois pesos e duas medidas”, afirmou na terça-feira (7).
A candidata da Rede assinalou que a falta de um representante do PT nos debates “é uma decisão própria do PT de manter um candidato que está impedido em função da lei da Ficha Limpa”. “Foi uma decisão do PT que não pode ser transferida para nenhum outro partido”, sublinhou.
O pedido para que um representante de Lula participasse do debate foi feito pelo partido na segunda-feira (6). O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) vetou a presença do ex-presidente, que está preso desde 7 abril cumprindo pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
E sejamos francos, ele sempre será vice. O Lula, se não acontecer aberrações no país, não será candidato e passará os 12 aninhos bem preso. Então o Haddad acabará sendo candidato pelo PT, mas quem presidirá o país será Lula de dentro da prisão, exatamente como vem controlando as coisas agora lá de dentro (Não mexe com drogas, mas a situação é similar ao dos traficantes que controlam os negócios de dentro da prisão!). E a Emanuela, coitada dela, será sempre a vice do vice. Ela é alguém que se submeteu a ir para o banco e que nunca irá para o campo, será sempre reserva. Ela deveria ter batido o pé, dito que ela seria a candidata e que se o PT quisesse acordo que fosse vice dela, mas não, preferiu abaixar a cabeça. Triste situação política nossa!
Somente por curiosidade: por que você acha que o Haddad vai ganhar as eleições?