O PCdoB e o PP, do vice-governador da Bahia, João Leão, formaram uma chapa para disputar as eleições para a prefeitura de Salvador com os deputados estaduais Olívia Santana (PCdoB) e Niltinho Bastos (PP).
Para Olívia, a união dos partidos significa “mais um passo para o fortalecimento do nosso projeto para Salvador”.
“Formaremos uma chapa democrática e popular em favor da qualidade de vida do nosso povo e do desenvolvimento socioeconômico da nossa cidade”, continuou.
“Construiremos um programa coletivo, escutando as comunidades, a população e os diversos segmentos organizados do movimento social, empresarial, entre outros. Queremos uma Salvador com justiça social e progresso para toda a nossa gente”, disse.
“Tivemos o compromisso de fazer uma construção dentro do campo democrático, especialmente no atual momento político mundial. Entendemos o valor da diversidade, da igualdade, da construção de uma chapa que seja a cara da nossa cidade e do propósito que essa aliança possui”, informou a deputada.
O deputado Niltinho Bastos disse estar “muito feliz em fazer essa dobradinha” e que, com ela, “tenho certeza que a cidade será bem administrada, especialmente pela experiência política e de gestão pública de Olivia Santana. Vamos iniciar nosso plano de governo em conjunto e projetar todas as ações para fazermos a melhor administração da história de Salvador”.
“É preciso cuidar do social, das pessoas, mas também é preciso montar rapidamente um plano de ação capaz de recuperar as empresas, independente do setor, e rapidamente, já no próximo ano”, destacou o deputado estadual.
O vice-governador João Leão disse que “temos uma tradição de muitos anos de apoio mútuo e estaremos juntos pela conquista de Salvador. São dois candidatos maravilhosos”.
O presidente do PP em Salvador, Joca Soares, afirmou que “já passou da hora de ter uma prefeita negra comandando a prefeitura e a cidade. E Olívia é uma mulher combatente, militante e forte. Tenho muito orgulho de fazer parte desta união e tenho certeza que a cidade vai ganhar muito”.
Jurandir Júnior, presidente do PCdoB na cidade, ressaltou que “estamos unidos por Salvador, pela vida, pela democracia e, principalmente, para enfrentar as graves crises sanitária, política e econômica vividas no Brasil e que causarão mais desigualdades à população no pós-pandemia”.
O presidente estadual do PCdoB e secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, anunciou a formação da chapa em sua rede social.
“Hoje, nós e o PP realizamos uma coletiva de imprensa virtual para anunciar nossa união para construir uma chapa majoritária e disputar a prefeitura de Salvador, nas eleições deste ano. Este projeto será encabeçado pelos deputados estaduais Olívia Santana e Niltinho. AVANTE, SALVADOR!”, festejou Davidson.
Para Haroldo Lima, dirigente nacional do partido, “começou a união para a vitória”.
Em 2015, a deputada passou a fazer parte da equipe do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Olívia Santana foi duas vezes vereadora de Salvador e já foi secretária de Estado da Educação e também do município, secretária do Trabalho e de Política para as Mulheres no estado. Como deputada estadual, é presidente da Comissão de Direitos da Mulher.
Niltinho Bastos já foi secretário de Gestão no município de Madre de Deus (BA) e é o atual vice-presidente da Comissão de Infraestrutura na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).