Partido reafirmou política de frente ampla contra as ameaças fascistas, prepara um programa de reconstrução nacional e destacou o novo personagem no cenário político: o povo nas ruas
Reunido nesta sexta-feira (18), o Comitê Central do PCdoB passou em revista à atual situação política do país e do mundo, reafirmou a necessidade urgente da construção de uma ampla frente democrática para colocar por terra a atual política genocida do governo e barrar as ameaças de Bolsonaro à democracia. No bojo desta grande luta, o partido decidiu convocar o seu 15º congresso para os dias 15, 16 e 17 de outubro.
Uma das avaliações feitas pelos comunistas brasileiros durante a reunião do Comitê Central é de que um novo e importantíssimo personagem surgiu no cenário político e que, por sua força, será decisivo para mudar o quadro político, isolar ainda mais o governo Bolsonaro e impedir suas alucinações golpistas. Esse personagem é o povo nas ruas. Neste sentido, e para reforçar esta nova situação, o PCdoB se somou às manifestações convocadas para esta sábado, dia 19 de junho em todo o país.
O plenário do Comitê Central aprovou por unanimidade ao final da reunião a resolução na qual apresenta as normas para a realização do 15º Congresso do partido. Todos os oradores enfatizaram a necessidade de aproveitar desde já a realização do congresso do partido para intensificar a luta patriótica em defesa do Brasil e dos trabalhadores.
Nos próximos dias serão divulgados os documentos oficiais que servirão de base para a convocação do Congresso e abrirão as discussões sobre os caminhos que o Brasil deve tomar para superar o atual período de retrocesso político, econômico e social imposto pelo governo da extrema-direita bolsonarista. O partido pretende também apontar ao país um programa de reconstrução nacional com base na superação dos modelos que submetem o Brasil às políticas neoliberais, entreguistas, desindustrializantes e devastadoras do tecido social.
Em virtude do prolongamento da pandemia que tantas mortes vem ocasionando em todo o país, inclusive dentro das fileiras do partido, a plenária nacional do 15º Congresso do PCdoB ocorrerá virtualmente. A ordem do dia das conferências de base, municipais, estaduais e do Distrito Federal, e do Plenário Nacional do 15º Congresso, terá como pauta a discussão e deliberação sobre os Projetos de Resolução que serão apresentados pelo Comitê Central.