Pelosi fala com chefe militar para evitar que Trump acione arsenal nuclear dos EUA

Pelosi alerta o chefe do Estado Maior dos EUA sobre insanidade de Trump (Hannah McKay/Reuters)

A presidente da Câmara de Deputados (Representantes) dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, informou que, nesta sexta-feira (8), contatou por telefone o chefe do Estado Maior Conjunto do país, general Mark Milley preocupada em evitar que Trump acione os códigos de lançamento de foguetes do arsenal nuclear norte-americano ou dê início a hostilidades militares.

“Esta manhã falei com o presidente do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley, para discutir as precauções disponíveis para evitar que um presidente instável inicie hostilidades militares ou acesse códigos de lançamento e ordene um ataque nuclear”, afirmou a líder dos democratas no Congresso.

O porta-voz do general, coronel Dave Butler, confirmou à AFP a ligação de Pelosi sem fornecer detalhes sobre o conteúdo da conversa.

“A situação com este presidente desequilibrado não poderia ser mais perigosa”, enfatizou Pelosi.

Ela destacou estar fazendo tudo o que está a seu alcance para que o Congresso tome “medidas” se Trump “não deixar o cargo iminente e voluntariamente”.

O presidente deve entregar o poder a Joe Biden em 20 de janeiro, depois da decisão da madrugada do dia 7, em sessão acontecida logo após a tentativa golpista de Trump apoiado em horda fascista que invadiu o Capitólio.

Pelosi também divulgou carta nesta sexta aos deputados do Partido Democrata. Ela informa que o vice, Mike Pence ainda não se posicionou sobre a invocação da 25ª Emenda para o afastamento de Trump por incapacidade.

Ela disse esperar que Pence diga algo sobre o assunto, pois o vice e a maioria do gabinete “devem honrar o juramento à Constituição e ao povo americano” e afastar Trump.

Pelosi também assegura que, caso Pence não avance com a questão, o Congresso seguirá adiante com um processo de impeachment contra Trump diante de sua agressão à democracia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *