Novo levantamento mostrou crescimento de 1% de Lula e 2% de Jair Bolsonaro em relação ao levantamento anterior. Petista venceria, no segundo turno, o chefe do Executivo por 52% a 38%
Nova pesquisa PoderData sobre as eleições presidenciais, divulgada nesta quarta (17), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 44% das intenções de voto contra 37% de Jair Bolsonaro (PL).
Nesta nova aferição, Bolsonaro subiu 2%, em relação ao levantamento anterior, e diminuiu a distância de 8 para 7 pontos percentuais.
Em terceiro, aparece Ciro Gomes (PDT) com 6% e tecnicamente empatado com Simone Tebet (MDB), que tem 4%. Sofia Manzano (PCB) figura em quinto com 1%.
Os demais candidatos, Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB), Pablo Marçal (Pros), Péricles (UP), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU), não pontuaram.
Pablo Marçal figura na pesquisa, mas a candidatura dele foi retirada pelo partido, que vai apoiar a candidatura de Lula no primeiro turno.
Brancos e nulos somaram 4% e 3% não souberam ou não quiseram responder.
SEGUNDO TURNO
Em simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista ampliou a vantagem numérica, dentro da margem de erro, para 14 pontos, ante 10 pontos na anterior.
O ex-presidente soma 52% neste cenário, ante 50%, enquanto o postulante à reeleição tem 38%, ante 40%. Brancos e nulos são 7%, ante 5%, e os que não sabem somam 3%, contra 4%.
A PoderData ouviu 3.500 eleitores em 331 municípios dos 26 Estados e do DF entre os dias 14 e 16 de agosto. O nível de confiança dos resultados é de 95% e a margem de erro é de 2% para mais ou menos. Os dados estão registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-02548/2022.