O VI Congresso Estadual do PSOL do Rio Grande do Sul aprovou a indicação do nome da ex-deputada federal Luciana Genro como pré-candidata à presidência da República nas eleições de 2018. A indicação será levada à discussão do Congresso Nacional do partido, que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro, em Luziânia (GO).
“Aprovamos essa resolução para que o partido nacionalmente saiba que o Rio Grande do Sul tem um nome a oferecer na disputa presidencial”, disse o vereador Roberto Robaina. Ele destacou que o PSOL gaúcho está consciente de que existem outros nomes, mas “isso pressupõe um debate de programa e este programa deve se colocar como uma alternativa tanto contra a direita, como contra a velha esquerda”.
Segundo informou em nota, caso o congresso resulte na indicação de outra candidatura, Luciana deverá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.
O congresso estadual, realizado domingo (29) na Câmara Municipal de Porto Alegre, também indicou Robaina como pré-candidato ao governo estadual e reconduziu o nome de Israel Dutra para a presidência estadual da legenda. A abertura teve a presença de dirigentes do PSTU, do PPL, da Unidade Popular, além de lideranças populares.