‘Quem é você que não sabe o que diz/ Meu Deus do céu que palpite infeliz’”, disse Martinho, sobre Sérgio Camargo, indicado de Bolsonaro para dirigir a Fundação Palmares
O cantor e compositor Martinho da Vila imitou Noel Rosa, que usava sambas seus para enfrentar desafetos e perguntou a Sérgio Nascimento de Camargo, indicado por Bolsonaro para dirigir a Fundação Palmares, “quem é você que não sabe o que diz?”
Nascimento, um negro defensor da escravidão, havia ofendido Martinho, chamando-o de um “vagabundo”que “deveria ser mandado para o Congo”.
Foi ao saber dos ataques pessoais do bolsonarista, e de suas opiniões sobre o movimento negro, que Martinho usou a arma de Noel. “Ele é um ignorante, sequer sabe que a Fundação Palmares é uma conquista do movimento negro no governo Sarney. Ele só conseguiu essa nomeação por causa do movimento negro. Se ele não fosse uma pessoa desprezível, cantaria para ele o samba do Noel: ‘Quem é você que não sabe o que diz/ Meu Deus do céu que palpite infeliz’”, disse Martinho.
O sambista, um dos maiores nomes da música brasileira, falou sobre a nomeação para o cargo. “Acho coerente com este governo, que pensa exatamente igual a tudo que o escolhido disse por aí”, afirmou. Martinho destacou a presença do racismo e classificou-o como uma doença. “Tem bastante, e é triste. O racismo é uma doença, e esse rapaz está em estado terminal”, afirmou Martinho da Vila.
Ele disse que não vai tomar nenhuma medida judicial, “porque ele é desprezível, maluco, imbecil, e eu estaria dando muita atenção”. “Se ele tivesse uma opinião balizada, fosse respeitável, eu poderia até tomar uma atitude, mas deixa para lá. Ele tem tão pouca cultura que nem sabe que existe mais de um Congo na África! Quer me mandar para o Congo? Qual deles?”, indagou.
“Todo mundo sabe que eu sou trabalhador. Vagabundinho vai lançar livro “A matriarca Tersa de Jesus”, sobre a minha mãe, pela editora Malé, em maio. Cheguei nesta quinta-feira (28) de um show no STF em Brasília e sexta-feira (29) vou para o Uruguai fazer um show em Rivera. Mas prefiro ignorá-lo”, prosseguiu o compositor de Vial Isabel.
Sérgio Nascimento de Camargo afirmou que no Brasil não existe “racismo real”, que a escravidão foi ‘benéfica para os descendentes” e que o movimento negro precisa ser “extinto”. No dia 15 de setembro, ele publicou que no Brasil existe um racismo “nutella”, ao contrário dos Estados Unidos, onde existiria um racismo “real”.
“A negrada daqui reclama porque é imbecil e desinformada pela esquerda”, disse. Em 27 de agosto, havia escrito que a escravidão foi “terrível, mas benéfica para os descendentes” porque negros viveriam em condições melhores no Brasil do que na África.
No dia 16 do mesmo mês, afirmou que o movimento negro precisa ser “extinto” porque “não há salvação”. Em outra ocasião, escreveu que “merece estátua, medalha e retrato em cédula o primeiro branco que meter um preto militante na cadeia por crime de racismo”. Também já disse sentir “vergonha e asco da negrada militante”.
O indicado de Bolsonaro não tem apoio nem dentro de sua própria família. O músico e produtor cultural Oswaldo de Camargo Filho, o Wadico Camargo, foi às redes sociais na noite desta quarta-feira (27) protestar contra a nomeação do irmão, Sergio Nascimento de Camargo, para a presidência da Fundação Palmares, entidade criada para defender e fomentar a cultura e manifestações afro-brasileiras.
“Tenho vergonha de ser irmão desse capitão do mato. Sérgio Nascimento de Camargo, hoje nomeado presidente da Fundação Palmares”, escreveu Wadico, em sua página no Facebook
Ele é pago pra isso, é 1 bolsonarista, 1 CAPITÃO DO MATO, traiu a mãe o pai e muito +! Hoje nossa função é BARRAR Bolsonaro, TODOS JUNTOS PELA MESMA CAUSA !
E ainda teve negro que votou no presidente racista , e esse tal de Sérgio Nascimento de Camargo, deve ter sido criado e adestrado por branco!!!
Este senhor quer é se locupletar com essa fala dele, pois de outra maneira não estaria na mídia, é pobre de espírito e de conhecimento sobre o Negro, vá estudar que é melhor!
O ser mais desprezível da vida, é o que despreza suas próprias raízes, e por extensão seus pares!
Sera que ele ja morreu?