Na terça-feira (18), passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos enfrentaram o sexto dia seguido de atrasos e cancelamento de voos operados pelo maior terminal do país. As empresas aéreas põem a culpa dos atrasos ao temporal registrado na Grande São Paulo, na semana passada, última quinta-feira (13),
O penúltimo final de semana antes das festividades de final de ano foi o período mais complicado destes dias de caos no aeroporto de Guarulhos. Segundo balanço da GRU Airport, empresa privada que administra o aeroporto, no domingo (16), 43 das 199 partidas saíram após o horário previsto. E 18 das 194 chegadas previstas foram afetadas.
O aeroporto Internacional de Guarulhos, também conhecido como Cumbica, foi entregue para o capital internacional em 2012 pelo governo Dilma Rousseff (PT), através do consórcio Grupar, que engloba o Grupo Invepar e a ACSA (AirportsCompany South Africa).
No sábado, de 219 desembarques previstos, 20 foram cancelados e 36 atrasaram. E de 204 partidas, houve 16 cancelamentos e 69 atrasos. Na sexta, dos 509 voos, 216 tiveram atrasos de mais de 30 minutos. Pelo menos 32 voos foram cancelados.
No inicio desta semana, foram cancelados 32 dos 268 embarques previstos entre a meia-noite e ás 10h de terça-feira. Houve atraso também em 17 das 143 chegadas, enquanto 15 das 125 partidas não saíram no horário marcado nos bilhetes. A companhia aérea Latam é a empresa que mais atrasou e cancelou voos.
Nesta terça-feira, dos 514 voos previstos, entre partidas e chegadas, 51 registraram atrasos e 3 foram cancelados, resultados considerados normais pela empresa.
Nas redes sociais passageiros têm denunciado o descaso por parte das companhias aéreas com seus clientes. “Aeroporto de Guarulhos está um caos!! Esperando a mais de seis horas devido falta de profissionalismo da empresa TAM [Latam]! Apenas um guichê pra mais de 500 pessoas !!!, denunciou Nadi em sua rede social.
Outra passageira no sábado questionou, “três dias de caos total no aeroporto de Guarulhos, e os caras querem que a gente acredite que foi por causa da chuva de quinta-feira? Ah tá!!!”, twittou Tati bertini.
As companhias aéreas atribuem os atrasos e os cancelamentos às chuvas que atingiram a capital e a Grande São Paulo na semana passada, que gerou um “efeito cascata” na malha aérea. Entretanto, chuvas como as da semana passada ocorrem todos os anos para este mesmo período em São Paulo, de acordo com a Associação Brasileira das empresas aéreas.
Segundo nota da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a agência está “acompanhando as operações do aeroporto, impactado por condições meteorológicas desde a tarde de quinta-feira (13/12)”, e garante ainda estar “monitorando o replanejamento da malha aérea e o atendimento aos passageiros”.
A Anac recomenda ainda que os passageiros que tenham embarques previstos no Aeroporto de Guarulhos entrem em contato com as companhias aéreas antes de se deslocarem ao terminal e, em caso de dúvidas ou problemas, o passageiro deve procurar o atendimento da empresa, que pode ser presencial no aeroporto ou eletrônico.
ANTONIO ROSA