
“Claro que meu apoio vai para o Cid e para a retroescavadeira e o povo que se colocou em defesa do Estado de Direito.”
PAULO VINÍCIUS (*)

Os milicianos no poder não querem apenas nos ameaçar, xingar, ridicularizar; não querem apenas se armar e, pela força da violência e das armas subverter e destruir a democracia. Eles nos querem acuados, isolados, brigando, fora das ruas, incapazes de solidariedade e resistência. Então, quando o Cid mostra que é possível resistir, ao custo da vida, com o que tiver na frente, e com o povo, aí é demais. Assim não pode, assim não dá.
Eles queriam a gente de mão na cabeça, dóceis. E o cabra mostrou que é possível à sociedade resistir ao arbítrio, à ilegalidade, ao milicianismo. Ninguém pode negar os vínculos políticos desses que vestem máscaras e, armados, ameaçam mães e pais de família que deveriam proteger. Estava no coração de muitos e muitas o gesto de Cid.
Nessa hora, era preciso um grito de resistência, um gesto de coragem, era preciso uma retroescavadeira, que para mim é a metáfora de metal da força do povo e dos trabalhadores. Foi um alento. O Lula mesmo disse que era preciso ir pra cima, mostrar resistência. Mas quem fez, foi o CId. E ele foi se arriscando, mostrando que a vida é dignidade, é auto-respeito, coragem e sacrifício. É possível resistir, e eles ficaram estupefatos diante desse grito que coloca a política e os civis no centro e diz para o arbítrio e as armas, fora!
Claro que meu apoio vai para o Cid e para a retroescavadeira e o povo que se colocou em defesa do Estado de Direito. Desejamos todos a sua recuperação, diante do atentado contra a sua vida, ocorrido exatamente quando estava parado, foi uma tentativa de assassinato e ele ainda tem uma bala alojada na base do pulmão, que se recupere plenamente.
Nunca se esqueçam, o direito de insurgência contra a tirania, uma das legitimações das instituições liberais, foi exatamente o que se exerceu com o gesto de CId. Greve não se faz com armas na mão nem pondo a cidade de refém. É muito importante os PMs, como cidadãos, e suas famílias, rejeitarem essa sorte de liderança que os manipula e incita a crimes, e não reivindicações. Cada policial deve se recusar a ser massa de manobra, não serem tangidos para o crime por politiqueiros da pior espécie.
Sobral deu uma lição ao Brasil. Há um plano, queriam nacionalizar o que ocorre no Ceará, e é preciso defender a democracia. Sobral foi esta trincheira.
Tirem suas armas do caminho, senão o povo passa de trator! Agora o miliciano faz beicinho, porque o seu revólver não nos calou. E só erramos quando estamos divididos, é Frente ampla, resistência, estar unidos!
O povo unido jamais será vencido! Venceremos!
(*) Sociólogo e Bancário. Membro da direção Nacional da CTB
Artigo reproduzido do Portal Vermelho
O Cid têm meu apoio contra êsse grupo encapuzado de milicianos comandados pela matriz do Rio de Janeiro que querem humilhar os cidadãos trabalhadores de bem desse país , temos que ser contra a qualquer grupo de parlamentares que vier com ideias de anistiar esses milicianos
Não me lembro a lei, mas tem uma lei que proíbe qualquer manifestação de pessoas encapuzadas, principalmente armadas, por isso que tô tratando como milicianos.
pra não dizer que não falei de retroescavadeira, da resistencia do Povo Nordestino e da coragem do ~Cid Gomes diante da covardia e opressão dos milcianos do governo Pit= Bozo.