Torcida abre faixas no estádio de Belgrado listando crimes de guerra dos EUA

Lista de países que sofreram intervenção dos EUA em faixas abertas no estádio com uma maior dizendo "Deem uma chance à paz" (Andrei Isakovic-AFP)

Faixas erguidas pela torcida do Estrela Vermelha mencionaram invasões a Cuba, Vietnã, Iraque e Iugoslávia entre muitas outras

A torcida do Estrela Vermelha, clube de futebol da Sérvia, realizou uma vibrante manifestação nesta quinta-feira (17) durante a partida com o Rangers, da Escócia, contra a intervenção dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Ucrânia e em favor da paz.

Na disputa pelas oitavas de final da Liga Europeia, no seu Marakana, os torcedores sérvios recordaram “Vietnã 1961”, “Iraque 1991” e “Síria 2011”, como alguns dos povos da longa lista de países vítimas de agressões, intervenções ou golpes dos EUA e da Otan ao longo da história. Escritas em inglês com letras gigantescas em vermelhos, as palavras ganharam a internet e o planeta.

A sua amada Iugoslávia, que caiu após um gigantesco e ininterrupto bombardeio, com posterior intervenção militar responsável pela fragmentação territorial, em 1999, e o Brasil, pelo golpe de 1964, foram igualmente citados e viralizaram.

No final do protesto, somando mobilização e reflexão, os torcedores cantaram “Give Peace a Chance”, de John Lennon e ergueram sua mensagem: “Tudo o que estamos dizendo é que deem uma chance à paz”.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *