Dois trens da Linha 15 – Prata do Metrô colidiram na noite desta terça-feira (29) na zona leste de São Paulo, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O acidente entre as composições do monotrilho ocorreu na estação Jardim Planalto, nas proximidades da avenida Sapopemba. Ninguém ficou ferido.
Um dos vagões seguia para uma área não operacional e bateu contra outro, que não recebe usuários e que estava parado na plataforma da estação.
Na manhã desta quarta-feira (29), uma lona havia sido colocada para cobrir os trens que bateram e permaneciam no mesmo local. Segundo as informações da área operacional do Metrô, ainda estavam avaliando a melhor forma de recolhê-los.
Este não é o primeiro problema registrado nesta semana. Durante a manhã de terça-feira, os trens do monotrilho circularam com velocidade reduzida após queda de um equipamento. Esse equipamento do monotrilho se soltou e ficou pendurado a 15 metros de altura do solo, interrompendo a circulação de trens entre as estações São Lucas e Vila União. Partes da peça foram parar na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na zona leste da capital.
Segundo o Metrô, o equipamento que se soltou é chamado de “terceiro trilho” e é responsável por fornecer energia para os trens. Com isso, a circulação se deu com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações.
ATRASOS NA ENTREGA
O monotrilho da linha 15 apresenta grandes falhas de gestão. Apresentado como uma solução para ligar o extremo leste da cidade a Vila Prudente, virou uma obra demorada e cada vez mais cara. A promessa de entrega da obra já mudou algumas vezes.
O projeto do monotrilho está em construção desde 2011 e deveria ter sido entregue, da Vila Prudente até São Mateus, em 2014. Outro trecho, até o bairro de Cidade Tiradentes, está com a construção suspensa desde 2016.
Outras quatro foram inauguradas às pressas em abril pelo então governador Geraldo Alckmin (PSDB) antes de sua entrada na campanha à Presidência da República, mas nenhuma funciona em horário comercial. São elas: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União. Além dessas estações, outras quatro estão em obras: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
Inicialmente, a entrega era estipulada para 2012. A seguir, o prazo foi lançado para o final de 2015. A obra foi desmembrada, e a primeira etapa não tem nem prazo para ser concluída.
Uma das falhas mais graves apresentadas foi no projeto. No decorrer da obra, engenheiros “descobriram” galerias de águas de um córrego embaixo da avenida paralela ao monotrilho. O governo fez um novo projeto e mudou o córrego de lugar.