“Venda da empresa de terras raras para os EUA é um escândalo”, afirma Jandira

“Os entreguistas de plantão querem que o Brasil volte aos tempos de colônia" (Foto: Reprodução - Redes sociais)

“Vamos honrar a luta dos inconfidentes e impedir que as nossas riquezas naturais sejam usurpadas!”, convocou a parlamentar

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) denunciou em suas redes sociais a venda da mineradora Serra Verde para os EUA. A empresa explora as terras raras e os minerais críticos, fundamentais para a produção de tecnologias avançadas na atualidade.

A deputada classifica essa venda como um “escândalo”. “Isso é para que os Estados Unidos coloquem diretamente as suas mãos aqui [em nosso território]”, denuncia a parlamentar.

Leia o pronunciamento da deputada na íntegra:

“Estou aqui para denunciar mais esse escândalo que é a venda para os Estados Unidos de uma grande mineradora brasileira, que está situada no estado de Goiás, chamada de Serra Verde.

Isso é para que os Estados Unidos coloquem diretamente as suas mãos aqui. A exploração das terras raras e os minerais críticos são áreas absolutamente estratégicas para o desenvolvimento nacional.

E obviamente, nessa nova geopolítica, os EUA fazem isso para botar a mão aqui no nosso solo, no nosso subsolo – que são protegidos pela Constituição brasileira – para reduzir sua dependência da China, que tem a maior reserva mundial.

Há medidas jurídicas e constitucionais que vamos avaliar para tomar, para evitarmos mais essa violação da soberania brasileira e tenhamos nas mãos do Brasil sua capacidade de desenvolvimento.

Além de construir junto com o governo Lula políticas de regulação nesse campo.

Estamos juntos pela soberania nacional, pelo desenvolvimento brasileiro e pelos direitos do nosso povo”.  

A deputada acrescentou no post que os “entreguistas de plantão querem que o Brasil volte aos tempos de colônia. Vamos honrar a luta dos inconfidentes e impedir que as nossas riquezas naturais sejam usurpadas!”.

TERRAS RARAS NO CENTRO DA GEOPOLÍTICA

As chamadas terras raras são insumos essenciais para setores como indústria eletrônica, defesa, energia limpa e inovação tecnológica.

Atualmente, a China concentra a maior parte das reservas e da cadeia produtiva global, o que tem levado os Estados Unidos a buscar alternativas para reduzir a dependência desses insumos.

A parlamentar sustenta que a exploração de recursos estratégicos deve permanecer sob controle nacional para garantir autonomia econômica e benefícios sociais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *