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Até a manutenção dos trens é realizada pela CPTM. “O estado deu tudo, o trem, a linha, o lucro. E o serviço piorou. Por quê?”, questiona um funcionário da estatal
Citada como exemplo de gestão privada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a concessionária privada ViaMobilidade, tomou mais de 30 trens “emprestados” da CPTM desde que assumiu as operações das linhas 8 e 9 do trem metropolitano de São Paulo, em janeiro de 2022, e não devolveu as composições à estatal. As informações são de reportagem do portal UOL TAB.
Em janeiro de 2022, a concessionária assumiu 100% das operações das linhas 8 e 9 privatizadas pelo governo de São Paulo. A frota ideal para a operação, prevista no contrato para as duas linhas, é de ao menos 53 trens que deveriam ser adquiridos pela privada.
Segundo a CPTM, foram emprestados 56 trens para a ViaMobilidade rodar nas linhas 8 e 9, sendo que 35 deles deveriam ser devolvidos à CPTM, seguindo um calendário previsto no contrato da privatização.
Até o fim de setembro de 2023, segundo o contrato, a ViaMobilidade deveria ter devolvido 13 trens e comprado 28 trens novos. Mas somente 3 novas composições foram adquiridas e nenhum trem foi devolvido.
A ViaMobilidade tenta se justificar alegando que a entrega da fabricante (Alstom) está atrasada devido à falta de componentes e por isso opera com a frota da CPTM. Não afirmou, no entanto, se há alguma remuneração pelos trens cedidos pela estatal.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), órgão do governo estadual responsável por acompanhar as concessões, confirmou o atraso. Segundo o contrato, a concessionária deve ser multada em R$ 500 mil no primeiro mês de atraso, e em R$ 1 milhão nos meses seguintes. Já foram instaurados quatro processos de sanções, informou a SPI.
MANUTENÇÃO DA CPTM
Após a privatização das linhas, a empresa passou também a utilizar serviços da estatal para a manutenção de composições já que não possui condições operacionais para realizá-las.
Fontes citadas pelo portal relataram que o trem Q148 foi entregue à iniciativa privada, mas que foi mandado para manutenção na CPTM em abril de 2022. “Voltou todo sucateado, e tivemos que refazer tudo pra entregar [de volta] pra eles. O pessoal da ViaMobilidade pede socorro sempre para nós”, acrescentou um funcionário da CPTM.
TRENS FORA DE USO REATIVADOS
Segundo a reportagem, as fontes da CPTM contam que, devido ao empréstimo, a companhia precisou reativar trens mais antigos da série 2000 para rodar na linha pública 12-Safira. “O estado deu tudo, o trem, a linha, o lucro. E o serviço piorou por quê?”, questiona uma delas.
Elas argumentam que a privatização piorou um serviço que é de interesse público: jogou para uma empresa não especializada a responsabilidade por um trabalho que é altamente especializado, o transporte sobre trilhos.