De acordo com o projeto original do prédio Champlain Towers South – na cidade de Surfside, vizinha a Miami – eram necessárias mais conexões de aço para reforçar a intersecção de placas de concreto instaladas abaixo do espaço de estacionamento e que serviriam de sustentação às colunas ali localizadas.
Essa falta de aço foi apontada por engenheiros que estudaram cópias do desenho do projeto, de acordo com matéria publicada no New York Times.
“As barras podem ter sido posicionadas de forma diferente do que pediam os desenhos originais”, disse Allyn E. Kilshemier, especialista em engenharia forense ao NYT.
No entanto, disse ele, quaisquer conclusões definitivas são ainda precipitadas e se faz necessário mais uma série de investigações para se poder asseverar a causa do prédio, com 24 pessoas já mortas e 124 moradores ainda não localizados.
“Ainda há uma série de questões a serem respondidas pois outros fatores podem ter contribuído para detonar o desabamento”, disse o engenheiro.
Entre outras evidências da negligência com relação às condições precárias do edifício, há o fato de que em 2018 um informe de engenharia concluiu que havia “danos estruturais importantes” e “presença abundante de rachaduras nas colunas e paredes” assim como falhas nos feixes de vergalhões nas colunas da garagem.
Foram localizados pontos de infiltração na base da piscina levando a extensa quantidade de água na área abaixo do prédio. Mesmo assim, o relatório final fala em “boa forma” do prédio, o que também vai exigir investigações acerca do motivo de ter sido exarado um parecer tão discrepante em sua conclusão final dos elementos parciais indicando decadência da estrutura.
“Ninguém nunca, nunca, nos disse isso, de que o prédio estava em tão má condição. Ninguém, ninguém” disse a moradora Susana Alvarez. “Estivemos com a prefeitura de Surfside e nos disseram que o prédio não estava mal. É o que eles disseram, certo?”, acrescentou.
Uma equipe esteve realizando os preparativos para a demolição do que ainda resta de pé do prédio durante o sábado e domingo. A demolição ainda não havia sido noticiada até o fechamento desta matéria.