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O início da operação dos eVTOLs da Embraer, conhecidos como “carros voadores”, está cada vez mais próximo. Atualmente, o veículo está em processo de regulamentação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Apesar de faltar dois anos para o início de sua comercialização, o veículo da Embraer já acumula quase três mil encomendas.
O EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, será produzido em Taubaté (SP) e tem como objetivo tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.
No Brasil, a Anac está aberta a receber sugestões de representantes do setor para certificar o modelo de eVTOL da Eve.
A consulta pública na agência permanecerá aberta até a próxima sexta-feira, 15 de março, acessível através do site oficia a agência reguladora.
Por enquanto, não há um regulamento específico para os “eVTOLs”, já que o modelo é novo na aviação. Portanto, de acordo com a Anac, os critérios de aeronavegabilidade usados para o “carro voador” da Embraer terão como base os requisitos contidos no Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC).
Apesar de serem chamados de “carros voadores”, os eVTOLs são um modelo híbrido entre avião e helicóptero. Sua principal característica é a capacidade de realizar decolagens e pousos verticais, graças às hélices localizadas nas partes inferiores da carroceria, tudo isso impulsionado por um motor elétrico.
Embora se assemelhem a aviões elétricos ou helicópteros, os eVTOLs oferecem algumas vantagens.
Segundo a Eve, ele é ideal para trajetos curtos, de 15 a 20 minutos, tem capacidade para 6 passageiros, incluindo o piloto (modelos autônomos serão lançados futuramente), é 100% elétrico, tem redução nas emissões de CO2 e o custo das viagens até seis vezes inferior ao de um helicóptero.
Um dos desafios para os fabricantes de eVTOLs é a demanda por energia, pois um grande número de baterias pode diminuir a capacidade do modelo, ocupar espaço e aumentar o peso do veículo. Mesmo assim, a expectativa pelo início da utilização dos “carros voadores” é alta.
Até o momento, a expectativa é que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco – nos Estados Unidos – sejam os primeiros locais e receber os ‘carros voadores’.
Além disso, há também clientes na Noruega, Austrália, Kenya, Dubai e Reino Unido.