“Bendito o dia em que Getúlio Vargas teve a coragem de ousar contra tudo e contra todos, contra aqueles de complexo de vira-lata que acham que tudo tem que vir de fora”, afirmou Lula, em vídeo pelos 70 anos da Petrobrás
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em um vídeo publicado em rede social, que a Petrobrás é a “mais extraordinária empresa brasileira” e que a companhia “não pode ser vista como uma empresa qualquer, é a mais importante que tem no Brasil”. Em pronunciamento divulgado por ocasião dos 70 anos da Petrobrás, Lula lembrou do lema ‘o petróleo é nosso’ de Getúlio Vargas.
“Graças à coragem de um presidente chamado Getúlio Vargas e graças à ousadia do povo brasileiro que foi pras ruas gritar ‘o petróleo é nosso’, conseguimos criar a mais extraordinária empresa brasileira”, diz Lula no vídeo.
Assista a mensagem do presidente nos 70 anos da Petrobrás
Petrobras, há 70 anos movendo o Brasil e a vida de muitos brasileiros e brasileiras. Muito mais que uma empresa. Fruto da coragem dos brasileiros. Parabéns a todos aqueles que fazem parte dessa história de persistência, inovação e desenvolvimento social e econômico que tanto… pic.twitter.com/EClPScfWDT
— Lula (@LulaOficial) October 3, 2023
O presidente também criticou as tentativas de enfraquecer e privatizar a empresa. “Muitas vezes tentaram destruir a Petrobrás e até mudar o nome. Tentaram privatizar, mas em função de ter que passar no Congresso Nacional, ela foi vendida em fatias. Ativos foram vendidos, e graças à nossa volta vamos fazer com que a Petrobrás volte a ser a empresa grandiosa que sempre foi”, denunciou.
O presidente destacou ainda que a estatal ”é mais do que uma empresa de óleo e gás. Ela é um empresa de desenvolvimento industrial, de desenvolvimento energético, é uma empresa de pesquisa. É a empresa que mais investe em pesquisa neste país. Daí o orgulho do Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobrás)”.
Lula lembrou que a Petrobrás possui atividades diversas e disse que ela deve ter “participação” na questão da transição energética. “Tem que estar envolvida em toda a questão climática e das energias não poluentes. Sobretudo de energia não poluente. Temos eólica, solar, hidrogênio, biomassa, etanol… A oportunidade de ser o maior centro de produção de energia do mundo, vai depender muito da nossa querida Petrobrás”, afirmou.
No vídeo, Lula aponta que a Petrobrás é o orgulho nacional porque “ela investe em pesquisa, investe nas pessoas, contrata especialistas de alto nível”. O presidente “lembrou quando em 2007 Guilherme Estrella e Sergio Gabrielli anunciaram o pré-sal.
“Aquela noite eu quase não dormi de alegria imaginando o Brasil participando da OPEP. “Aquilo representou muitos sonhos”, disse. Lula afirmou que “imaginava o Brasil autossuficiente, criando um fundo para garantir educação, saúde e ciência e tecnologia”, acrescentou.
Lula afirmou, ainda, estar “muito feliz com os 70 anos da Petrobrás” e que espera que a empresa “continue existindo por muitos anos, “mesmo quando o petróleo acabar, a Petrobrás ainda será a grande empresa de energia nesse país” .
“Bendito o dia em que Getúlio Vargas teve a coragem de ousar contra tudo e contra todos, contra aqueles de complexo de vira lata que acham que tudo tem que vir de fora. Bendito o dia que, apoiado pelo povo brasileiro na campanha do ‘petróleo é nosso’, ele assinou a lei criando a Petrobrás”, destacou.