A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, denunciou que “agourentos do mercado” especulam com o dólar e buscam “uma recessão via alta ainda maior dos juros”.
A taxa básica de juros foi elevada pelo Banco Central em um ponto percentual, passando para 12,25%. O órgão, presidido pelo bolsonarista Roberto Campos Neto, permanece paralisado e não tomou nenhuma medida para impedir a alta do dólar, que está cotado acima de R$ 6.
“Os agourentos do mercado e seus porta-vozes na mídia continuam apostando contra o país, especulando com o dólar e programando uma recessão via alta ainda maior dos juros. E ainda querem culpar o presidente Lula por tudo de ruim que eles desejam e planejam”, escreveu a dirigente em suas redes sociais.
“Como se não estivessem no comando da política monetária do BC nesses dois anos e não estivessem por trás da inércia criminosa frente o ataque especulativo contra o real. Como se não fossem responsáveis pelas indecentes isenções tributárias que sangram o país e aumentam a concentração de renda”, continuou.
Gleisi ressaltou que o presidente Lula “sabe resistir às pressões e vai surpreendê-los mais uma vez, como fez neste domingo, recebendo alta antes das melhores expectativas e deixando o hospital cheio de disposição para governar. Apostar contra o Brasil nunca deu certo com Lula no comando”, concluiu.