Flávio Dino: “esse desgoverno conseguiu a proeza de trazer a inflação de volta aos lares”

Flávio Dino (PSB). Foto: Reprodução

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), afirmou que “esse desgoverno conseguiu a proeza de jogar a inflação de volta para dentro dos lares e para o centro da pauta nacional”.

Em suas redes sociais, Dino comentou a notícia veiculada pelo jornal Valor Econômico, que diz que: “Banco Central perde o controle das expectativas de inflação”.

Para o governador, “perder o “controle das expectativas” significa perder o controle da inflação”.

E na linguagem do BC, em sintonia com os financistas, perder “o controle das expectativas de inflação” quer dizer também aumentar juros, que é o “remédio” que eles sempre receitam.

O boletim Focus de inflação, que reúne as expectativas do mercado financeiro para a economia, registra o aumento da “expectativa de inflação” até 2025.

Até o fim do ano, a expectativa dos financistas, isto é, o “mercado”, é que a inflação seja de 10,12%. Em 2022, já se especula sobre 4,96%.

Nos últimos 12 meses, a inflação, medida pelo IPCA, foi superior a 10%, o que piorou drasticamente as condições de vida da população brasileira. Parte desse número é causada pela política de preços de combustíveis que vem sendo praticada pelo governo Bolsonaro através da Petrobrás.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *