O deputado Baleia Rossi (MDB-SP) comemorou em sua conta do Twitter a decisão da bancada do PT em apoiá-lo para a presidência da Câmara.
Segundo Rossi – que disputa o pleito com o candidato respaldado por Bolsonaro, Arthur Lira (PP-PB) – o grupo de 11 partidos que se juntou em uma frente ampla para derrotar o candidato governista diverge em muitos assuntos, mas está junto na defesa de “uma democracia viva e forte”.
“A #FrenteAmpla ficou ainda maior. O PT anunciou apoio a nossa candidatura. É um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente. Somos 11 partidos diferentes. Divergimos em muitos assuntos. Mas estamos juntos na defesa de uma democracia viva e forte!”
A bancada do PT, a maior numericamente da Câmara, decidiu apoiar, por 28 votos a 23, a candidatura da frente ampla e democrática à sucessão do deputado Rodrigo Maia. A informação foi confirmada ontem (4) pelo líder da bancada na Câmara, Ênio Verri (PR), e pela presidente da legenda, deputada Gleisi Hoffmann (PR).
“O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados”, disse o partido em nota. “Os compromissos apresentados ao candidato Baleia Rossi pelas bancadas do PT e dos demais partidos de oposição têm o sentido de enfrentar a agenda de retrocessos pautada pelo governo de extrema-direita no campo dos direitos humanos e dos direitos constitucionais, e em defesa do estado democrático de direito e da soberania nacional”.