Passa de 70% a quantidade de eleitores norte-americanos que foram às urnas nas eleições de meio de mandato dos EUA e que não querem que o atual presidente, Joe Biden, concorra à reeleição em 2024
A pesquisa de boca de urna do instituto Edison Research, encomendada pela CNN, mostra que mais de 7 em cada 10 eleitores independentes e cerca de 9 em cada 10 eleitores republicanos não querem que Biden seja um dos candidatos à Casa Branca. Entre os eleitores democratas, menos de 6 em cada 10 acham que ele deveria voltar a disputar a presidência.
Os eleitores independentes são cerca de um quarto do eleitorado, enquanto democratas são cerca de um terço e republicanos são pouco mais de um terço. Os norte-americanos foram às urnas na última terça-feira (8) para definir as 435 cadeiras da Câmara de Representantes, um terço do Senado e 36 governadores.
Já em relação ao ex-presidente Donald Trump, a pesquisa revela que dois terços dos eleitores independentes e 9 em cada 10 democratas não têm uma visão favorável ao bilionário. Entre os eleitores republicanos, a aprovação a que Trump volte a ocupar a Casa Branca é de 75%.
Biden disse reiteradamente ter a “intenção” de disputar a reeleição em 2024, enquanto Trump vem acenando com uma nova candidatura e até já programou para 15 de novembro um “grande anúncio” aos norte-americanos.