A equipe médica que atende o presidente Lula avaliou que o presidente está bem e com a cognição “perfeita” após a realização de uma tomografia na cabeça, na manhã desta quinta-feira (19).
Diante disso, o presidente está liberado para viajar, ir para a capital federal e retomar a sua agenda de trabalho. Mas não poderá fazer viagens internacionais por enquanto.
“O exame está melhor até. O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasilia no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde vai fazer exames de controle”, informou o médico Roberto Kalil.
Segundo o Dr. Kalil, “o hematoma [na cabeça] não existe mais” e foi feito apenas “um controle tomográfico após uma cirurgia desse porte”.
Lula não poderá fazer exercícios físicos até ficar completamente recuperado. “Mas, obviamente, ele vai ter as atividades normais, porque a parte de cognição está perfeita, pode trabalhar. Basicamente, [a restrição] é exercício físico”, disse Kalil.
A médica Ana Germoglio disse que o presidente deve passar o Natal e o Ano Novo em Brasília. Os exames serão repetidos daqui a dez dias.
O presidente foi internado na semana passada para realizar uma cirurgia de emergência na cabeça para drenar um sangramento, derivado da queda que sofreu no banheiro em outubro.
Lula teve alta do hospital no domingo (15), mas ficou esses dias em sua casa em São Paulo para aguardar a realização do exame desta quinta.