Encurtamento do trecho deve sobrecarregar ainda mais as linhas Vermelha e Azul do Metrô de São Paulo
A entrega da Linha 7 – Rubi da CPTM para a iniciativa privada realizada pelo governo Tarcísio trará ainda mais um ônus aos usuários do sistema público de transporte. A linha que até então liga Jundiaí, no interior do estado de São Paulo, à estação Brás, no centro da capital, agora será encurtada em duas estações. A redução está prevista para acontecer a partir de 28 de junho.
O contrato prevê que, com a nova operação, ela deixará de atender as duas estações finais de seu percurso atual, Luz e Brás, passando a terminar na Barra Funda, na zona oeste da cidade.
Com isso, os passageiros da linha perderão o acesso direto a diversas outras linhas do Metrô e da CPTM que saem dessas estações e passarão a ter que fazer ao menos uma baldeação a mais, partindo da Barra Funda, para ter acesso a elas. Ainda, para o governo de São Paulo a Estação da Luz já estaria saturada e não tem espaço para comportar o desembarque de tantas linhas.
Desde 2021, a Linha 7, que vai até a Luz, é atendida pela CPTM em conjunto com a Linha 10-Turquesa, que parte da Luz, depois para o Brás e depois segue para a região do ABC Paulista. Com o serviço 710, essa viagem direta junta as 31 estações dos dois trechos e liga Jundiaí, a noroeste da capital, diretamente a Rio Grande da Serra, na região do ABC, a sudoeste.
Com a privatização, o serviço 710 também deixará de existir. A assinatura do contrato, que marca o início da gestão privada, deve acontecer 120 dias depois da realização do leilão da semana passada, ou seja, no fim de junho.
Até o momento, o serviço 710, com as paradas na Luz e Brás, continuam funcionando normalmente. “Depois disso, os passageiros que embarcarem na Linha 7 com destino ao Brás precisarão desembarcar na Estação Barra Funda e fazer baldeação”, informou em nota a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) de São Paulo, responsável pela licitação.
Com o encurtamento da Linha 7, os passageiros que vêm do circuito de Jundiaí e queiram, por exemplo, chegar à Luz, em vez de seguir apenas uma estação a mais pela mesma composição, terão que descer na Barra Funda, andar três estações pela Linha 3-Vermelha, até a República, trocar de trem pela segunda vez e andar mais uma estação, pela Linha Amarela, até a Luz.
As estações Luz e Brás são dois grandes polos de integração do centro da cidade. De lá, partem diversas linhas tanto do metrô quanto da CPTM. É o caso da Linha 4-Amarela e da Linha 1-Azul do Metrô, que saem da Luz rumo às zonas norte, sul e oeste da cidade. A Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) e a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), além da própria Linha 10 (Luz-Rio Grande da Serra), são outras que partem dali e das quais os usuários da Linha 7 perderão o acesso direto.