O Cine-Teatro Denoy de Oliveira apresenta a partir desta sexta-feira (4) a Mostra de Cinema “Contos da Resistência”. A série de filmes ocupará todas as sextas-feiras de novembro em celebração ao mês da Consciência Negra.
Serão cinco obras escolhidas que simbolizam a luta por liberdade e dignidade durante os séculos em que ações terríveis e desumanas foram causadas.
O filme de abertura desta mostra é o impactante “Amistad” (1997), de Steven Spielberg.
Na obra acompanhamos a história de Cinque (Djimon Hounsou), um homem livre que é capturado em sua aldeia e levado como escravo para ser vendido em Cuba. Após ver e sentir a realidade desumana de como os negros eram tratados nos navios negreiros como o La Amistad, Cinque inicia uma grande revolta e consegue vencer seus sequestradores, tomando assim, o controle do navio. Mas perdidos no meio do oceano, Cinque e seus companheiros são achados por uma embarcação americana, e acabam levados para um julgamento no conflituoso e temeroso de uma futura Guerra Civil, Estados Unidos do século XIX.
De início o principal debate da corte americana é um choque de argumentos sobre a propriedade, ou seja, a quem aqueles escravos pertenciam, mas no decorrer da trama o advogado Roger Sherman Baldwin (Matthew McConaughey) entende, através da investigação do ex-escravo e abolicionista Theodore Joadson (Morgan Freeman), que aquela não era uma questão de propriedade, mas sim, sobre liberdade e humanidade daquelas pessoas. Um caso importantíssimo para a luta do movimento abolicionista.
Todas as sessões são gratuitas, e começam pontualmente às 19h, com a distribuição dos ingressos acontecendo com uma hora de antecedência, diretamente na entrada do Cine-Teatro.
Programação completa:
04/11 – Amistad (1997), 155 min.
De Steven Spielberg, com Djimon Hounsou, Morgan Freeman, Anthony Hopkins e Matthew McConaughey.
11/11 – Cordão de Ouro (1977), 71 min.
De Antônio Carlos da Fontoura, com Nestor Capoeira, Antônio Pitanga e Zezé Motta.
18/11 – Seu Nenê da Vila Matilde (2001), 26 min.
Documentário de Carlos Cortez, com argumento de Sergio Rubens, com Seu Nenê da Vila Matilde, Antonio Alves da Silva, Francisco Rosa e Alcione.
18/11 – Família Alcântara (2004), 77 min.
Documentário de Daniel Solá e Lilian Solá Santiago.
25/11 – Campo de Thiaroye (1988), 152 min.
De Ousmane Sembène, com Ibrahima Sane, Ismaila Cissé e Gustave Sorgho.
Cine-Teatro Denoy de Oliveira
Rua Rui Barbosa, 323 – Bela Vista