O segundo jogo das oitavas de final da Copa do Catar deste sábado (3) classificou a Argentina para a próxima fase, após vitória sobre a Austrália. O jogo, que marcou a milésima partida do craque Lionel Messi como jogador profissional, terminou em 2 a 1, com direito a vacilo do goleiro australiano e Messi também superando Maradona em números de gols em copas do mundo.
Em um jogo truncado na maior parte, a Argentina encontrou dificuldades para vencer a marcação adversária e usou pouco as laterais durante o primeiro tempo. Aos 35 minutos da partida, Messi abriu o placar depois de troca de passes na entrada da grande área, garantindo uma vantagem na primeira etapa.
O segundo tempo foi mais movimentado e contou com uma postura diferente da Argentina. Mais propositiva, a equipe pressionou e ocupou melhor os espaços do campo. A nova postura fez o goleiro australiano se enrolar com recuo do zagueiro e entregar a paçoca, ao tentar driblar dois adversários. Oportunista, o jovem Julián Álvarez roubou a bola e ampliou o placar: Argentina 2 X 0 Austrália.
Precisando buscar o resultado, a Austrália se viu obrigada a sair de seu sistema mais compacto, que privilegiava a marcação, e foi para jogo. Após a defesa argentina afastar parcialmente um cruzamento na grande área, Craig Goodwin pegou o rebote, bateu de primeira e, contando com desvio na zaga, diminuiu a diferença para a Austrália.
A ofensiva da Austrália tornou a partida mais dinâmica, o que permitiu que a equipe argentina também criasse novas oportunidades de gol e jogadas perigosas, mas sem alteração de placar.
A Argentina, que avançou para as quartas de final, enfrentará a equipe da Holanda, na próxima sexta-feira (9), às 16h (Brasília).
Esse foi o milésimo jogo da carreira de Lionel Messi, que chegou a nove com a camisa alviceleste em Mundiais e ultrapassou Diego Armando Maradona. Messi agora está a um gol de se igualar a Gabriel Batistuta como o grande artilheiro argentino em Copas do Mundo. O ex-centroavante somou 10 gols nos Mundiais de 1994, 1998 e 2002.
Messi agora faz parte de um seleto grupo de jogadores que superaram a marca de mil jogos. Neste grupo estão jogadores como Pelé (1.363), Cristiano Ronaldo (1.145) e o também argentino Javier Zanetti (1.102). Messi é também o jogador sul-americano com mais partidas em Mundiais, com 23, e está a dois do recordista absoluto, o alemão Lothar Matthäus.