Primeiro resultado negativo da indústria no ano foi puxado por produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-6,1%) e indústrias extrativas (-2,6%)
A produção industrial brasileira recuou 0,2% na passagem de abril para maio deste ano, conforme a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já a produção da indústria de transformação – que responde por mais de 80% do total da indústria – registrou alta de 0,1%, sendo o quinto resultado positivo consecutivo no ano.
O primeiro resultado negativo do total da indústria no ano foi puxado pelas influências negativas de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-6,1%) e das indústrias extrativas (-2,6%).
Frente a maio de 2025, a indústria apresentou alta de 0,2%, após avançar 2,7% em abril. No ano, a produção industrial acumula avanço de 1,4%.
Com o resultado negativo em maio, a indústria como um todo opera 13,0% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011, diante do efeito negativo dos juros altos sobre o setor. Hoje, a taxa básica de juros (Selic) do Banco Central (BC) está em 14,50% ao ano, o que afasta os investimentos produtivos e inibe a demanda por bens e serviços no país.
Em maio, a fabricação de bens de consumo semi e não duráveis registrou queda de 1,3%, intensificando o resultado negativo de abril (-0,3%). Já a produção de bens de capital voltou a registrar uma ligeira queda de 0,2% em maio. Em abril, o segmento industrial havia recuado 0,1%, após alta de 0,6%.
Por sua vez, a produção de bens intermediários caiu 0,4%, enquanto a de bens de consumo duráveis marcou resultado positivo de 3,6%, eliminando o recuo de 3,1% registrado em abril.










