O pesquisador e escritor brasileiro Elias Jabbour recebeu o mais importante prêmio literário chinês concedido a escritores e pesquisadores estrangeiros pela obra China: o socialismo do século XXI, publicada pela Editora Boitempo em 2021. O livro tem como coautor Alberto Gabriele. Essa é a 16ª edição do Prêmio Especial do Livro da China e é concedido pela Administração Nacional de Impressão e Publicações.
“Este é o mais alto prêmio nacional concedido a autores, tradutores e editores internacionais que fizeram contribuições notáveis para introduzir a China contemporânea no exterior”, assinala a comunicação enviada a Jabbour pelo Departamento de Publicidade do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCCh), “reconhecendo o significado e a profundidade do seu trabalho”.
“Na cerimônia de premiação, prevista para o final de novembro, será expresso o nosso respeito e gratidão por suas contribuições significativas para apresentar nosso país ao mundo por meio de publicações e promover intercâmbios culturais entre a China e países estrangeiros”, destaca o documento.
Elias Jabour é um dos mais destacados pesquisadores sobre a história e atual realidade chinesa e seu desenvolvimento, e traz informações precisas sobre os avanços sociais e tecnológicos da China.
Jabbour publicou, entre outros, China Hoje (edição em 2012) e China: Socialismo e Desenvolvimento (edição de 2020). É professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas e em Relações Internacionais da UERJ.