A professora Ester Sabino, infectologista e pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da USP e uma das responsáveis pelo sequenciamento do novo coronavírus, rebateu a fala de Bolsonaro na terça-feira (24).
No pronunciamento, Bolsonaro, para expor a população ao contágio do coronavírus e induzi-la a sair da quarentena, disse que, mesmo pertencendo ao grupo de risco por ter 65 anos de idade, estaria protegido do coronavírus por ter sido um atleta.
“No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho”, disse o presidente, mostrando mais uma vez que só se importa com ele e não com os outros, pois, naturalmente, a maioria esmagadora da população não é atleta.
“Mesmo com um pulmão mais desenvolvido, o atleta de alto rendimento também pode ter um caso agravado de Covid-19. A proporção é menor. Em geral, atletas sobrevivem desde que tenha Unidades de Terapia Intensiva disponíveis. Se não tiver, vão morrer em casa. Não podemos ter todos doentes ao mesmo tempo”, declarou a doutora Ester Sabino em entrevista para o UOL Esporte.
A médica Ester Sabino alerta que o atleta, além de estar sujeito a sofrer um quadro grave de Covid-19, pode transmitir o vírus a outras pessoas mesmo quando assintomático. Por esse motivo, a quarentena é extremamente importante.
“As pessoas mais jovens e não obesas têm risco menor de desenvolver a doença, mas pegam o vírus igual e podem transmitir mesmo estando assintomáticos. O risco ao se dizer que um atleta ou jovem pode se despreocupar e sair de casa é de os casos aumentarem drasticamente e não termos lugares na UTI. Mesmo jovens, algumas vezes, precisam da terapia intensiva. Se todos precisarem ao mesmo tempo, não vai ter lugar na UTI para os jovens”, alertou a infectologista.
O tenista brasileiro de 20 anos, Thiago Wild, publicou um vídeo de alerta nas redes sociais anunciando que está com coronavírus.
“Acabei contraindo Covid-19, o resultado saiu hoje. Uns dias atrás eu tive sintomas febre e um pouco gripado, daqui a pouco o período de incubação vai passar, mas estou bem. Estou passando pra alertar que tem que ficar em casa e tomar cuidado com isso. É uma doença séria que pode ser controlada com a força de todos”, disse Thiago.
Na Espanha, Jonathas Jesus, jogador do Elche-ESP, sofreu com a doença. “Foi uma dor muito forte nos primeiros dias. Eu que sou atleta. Imagina numa pessoa de idade. Meu corpo e cabeça doeram muito. O meu corpo estava um caco principalmente nos três dias. Eu não tinha força pra nada. Tomando banho quase desmaiei. Não é brincadeira”, contou em entrevista ao Esporte Espetacular da TV Globo.
O jogador do São Paulo, Daniel Alves, eleitor de Bolsonaro, foi ao Twitter e respondeu a um fã que explicou que não poderia deixar de trabalhar por ser autônomo. “Então ele [o presidente] deveria cuidar de vocês nesse período difícil em vez de mandá-los para a rua, ele deveria ajudar vocês com o tempo que estiverem parados… Porque para isso se supõem que pagamos impostos não? Mais importante que dinheiro é saúde e se não tem saúde, não tem nada!”.
A campeã olímpica em 2008 e 2012 pela seleção brasileira de vôlei, Sheilla Castro, pediu que todos fiquem em casa. “Gente, gostaria de pedir para que vocês fiquem em casa. Não é uma gripezinha qualquer, senão o mundo não estaria mobilizado para tentar resolver, não teríamos fechado escolas, universidades, comércio no mundo inteiro. Sabemos como o vírus se espalha rápido e o corona está atingindo o mundo inteiro. Então bora ficar em casa. Como atleta, esse é o meu pedido.”
A jogadora Cristiane, craque do Santos e da seleção brasileira, criticou o discurso de Jair Bolsonaro. “Este é um post apartidário. Não sou de me posicionar em relação à política local, mas não posso me calar diante de um discurso tão inútil e cheio de palavras que vão totalmente ao contrário das medidas adotadas por vários países e das orientações sérias prestadas pela OMS [Organização Mundial de Saúde]! Fiquem em casa, cuidem dos seus familiares!!!”, escreveu nas redes sociais.