O Partido dos Trabalhadores confirmou na tarde deste sábado (4) a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O anúncio foi feito pela presidente da legenda, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), durante a convenção nacional do PT, na Liberdade, no Centro de São Paulo. Até o momento o candidato a vice ainda não foi definido.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou que este domingo (5) é o prazo final para a escolha dos candidatos por meio das convenções partidárias, incluindo o candidato a vice-presidente. Lula está preso e condenado em segunda instância a 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Pela Lei da Ficha Limpa, projeto que teve apoio de milhões de brasileiros e que foi sancionada por ele próprio, Lula está inelegível. A insistência do PT em manter sua candidatura, mesmo sabendo que ela será impugnada, foi caracterizada pelo presidenciável Ciro Gomes como uma “viagem lisérgica”. Para os que não conhecem, o ácido lisérgico é um alucinógeno chamado comumente de LSD.
“A cúpula do PT está numa viagem lisérgica. Com dor no coração, não espero mais nada do Partido dos Trabalhadores agora”, afirmou Ciro Gomes; “O PT tem se comportado de um jeito estranho, para dizer o mínimo. Ao invés de apontar energia para o Brasil, só escolhe brigar. E escolheram logo a mim. O interesse do PT passa longe do interesse público. Parte da tragédia que o país está vivendo, devemos a esse comportamento estranho do partido”, acrescentou
Um acordo orquestrado, segundo o senador Humberto Costa (PT-PE), pelo próprio Lula, afastou o PSB de uma aliança com Ciro Gomes. Em troca desse acordo, o PT retiraria a candidatura de Marília Arraes ao governo de Pernambuco e o PSB tiraria a candidatura de Márcio Lacerda em Minas Gerais. O acordo de cúpula acabou causando rebeliões nos dois estados. Tanto Marília quanto Lacerda não aceitaram o conchavo.
Em um momento da convenção, todas as pessoas presentes colocaram uma máscara com o rosto do ex-presidente Lula e gritaram em coro: “Eu sou Lula”.
Matérias relacionadas: